01/04/2022

Jl. 2:15-16

Toquem a trombeta em Sião, decretem jejum santo, convoquem um ajuntamento sagrado. Reúnam o povo, consagrem o ajuntamento; ajuntem os anciãos, reúnam as crianças, mesmo as que mamam no peito. Até os recém-casados devem deixar os seus aposentos. 

 

  1. O que é o Jejum

Não é apenas uma abstinência de alimento ou alguma coisa. Acima de tudo é colocar Deus no lugar supremo. É um reforço a oração. É colocar a oração como prioridade. É o momento em que devemos voltar as costas para tudo e buscar a face do Senhor por algum tempo.

A motivação do jejum é o desejo ardente de estar com Deus em oração, por alguma razão específica, maior que qualquer desejo normal e lícito.

Jejum significa persistência na oração. Podemos orar frequentemente, mas não oramos muito. Separar um tempo de jejum é dispor-se a batalhar em oração. 

Jejum é a determinação de remover todo o obstáculo à oração.

Hb.12:1,2

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

O jejum manifesta a intensidade da fé. O jejum revela o fervor e a seriedade da busca da resposta à oração.

2. Por que todo cristão deve orar e jejuar?

  1. Jesus iniciou seu ministério com 40 dias de jejum;
  2. Homens e Mulheres usados por Deus em toda a bíblia jejuaram: Moisés, Davi, Esdras, Neemias, Daniel, Paulo etc.;
  3. A igreja primitiva jejuava: At.13:2,3

Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.  

4. Jesus deixa claro que o jejum é natural a vida cristã, é parte da vida do cristão:

Lc.5:34,35

Jesus respondeu: “Podem vocês fazer os convidados do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; naqueles dias jejuarão”.

2.1 Razões Bíblicas para Jejuar

  1. O jejum mortifica a carne e ajuda na disciplina espiritual. O benefício do jejum é para mim, pois ajuda-nos a estar mais sensíveis ao Espírito Santo. O jejum em nada altera a Deus, mas nos leva a um nível profundo de intimidade!

Gl.2:20

Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

2. Jesus estabelece os princípios do jejum como parte da vida cristã: Mt.6:16-18

“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu lhes digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

O jejum é uma intimidade entre você e Deus. Não deve ser feito para impressionar. 

Para Jesus a questão era quando os cristãos iriam jejuar e não se eles jejuariam. Pois Ele deixa claro que todos os cristãos devem jejuar.

3. Quando há uma necessidade de esperar mais em Deus, receber um direcionamento, o Espírito Santo nos impele a jejuar. O cristão é guiado pelo Espírito. É Ele que vai estabelecer o programa do seu jejum. Moisés jejuou para receber a revelação da lei e guiar o povo de Israel.

4. Jejuar para ministrar ao Senhor, santificar-se para um tempo de comunhão sem qualquer interrupção. (At.13:2).

5. Para aproximar-se de Deus em tempos de perigo ou crise. Ex. O jejum proclamado em Joel.

6. Para confissão de pecados. Davi jejum depois de adulterar.

7. Para fortalecimento espiritual e enfrentar batalhas espirituais.

Mt.17:21

Mas esta espécie de demônio só sai pela oração e pelo jejum.

8. Jejue por qualquer motivo que o Espírito Santo de direcionar.

3. Motivos que levaram as pessoas a jejuarem na bíblia

No Antigo Testamento

  1. Busca de auxílio em tempo de aflição

Sl.50:15

Clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará.

2. Direcionamento, para discernir uma situação: Josué e os anciãos de Israel jejuaram quando Israel foi derrotado em Ai. 

Js.7:6

Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do SENHOR, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde.

3. As tribos de Israel, para resolver uma contenda familiar – quando a tribo de Benjamim foi guerrear contra as outras tribos. Jz.20:26

Então todos os israelitas subiram a Betel, e ali se assentaram, chorando perante o SENHOR. Naquele dia jejuaram até a tarde e apresentaram holocaustos e ofertas de comunhão c ao SENHOR.

4. Ester, Mardoqueu e os judeus quando forma ameaçados de morte. Et.4:16

“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei”.

5. Esdras jejuou por uma jornada feliz. Ed.8:21,23

Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, a fim de lhe pedirmos jornada feliz para nós e para nossos filhos, e para todas os nossos bens. Por isso jejuamos e suplicamos essa bênção ao nosso Deus, e ele nos atendeu.

6. Confissão de pecados. Jn.3:5-8

Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. Então fez uma proclamação em Nínive: “Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas, provar coisa alguma; não comam nem bebam! Mas os homens e os animais estarão cobertos de pano de saco, e clamarão fortemente a Deus, e se converterão, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.

7. Por cura. 2Sm.12:16

Buscou Davi a Deus pela criança. Jejuou e, entrando em casa, passava a noite toda prostrado em terra.

8. Quebrantamento.1 Rs.21:27

Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão.

9. Intercessão. Ne.1:4

Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.

10. Por revelação. Dn. 10:3

Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas.

11. Por santificação.Dn.1:8

Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.

No Novo Testamento

  1. Jesus jejuou depois do batismo preparando-se para o ministério. Para receber unção e poder. Mt.4:2

Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.

2. Jesus disse que depois de sua partida seria necessário jejuar. Lc.5:34,35

3. Saulo jejuou após se encontrar com Cristo no caminho de Damasco. Ele precisava de direcionamento de Deus. At.9:9

Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.

4. Pedro jejuava e buscava ao Senhor antes de ir à casa de Cornélio. At.10:9,10

No dia seguinte, por volta do meio-dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar. Tendo fome, queria comer

5. Cornélio jejuava como parte de sua devoção a Deus e disciplina espiritual. At.10:30

Respondeu Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa.

6. A igreja de Antioquia para enviar missionários. At.13:3

7. Paulo para ungir novos pastores. At. 14:23

Paulo e Barnabé designaram-lhes a presbíteros em cada igreja; tendo orado e jejuado, eles os encomendaram ao Senhor, em quem haviam confiado.

8. Os passageiros do barco em perigo. At.27:9,33

Tínhamos perdido muito tempo, e agora a navegação se tornara perigosa, pois já havia passado o Jejum...Pouco antes do amanhecer, Paulo insistia que todos se alimentassem, dizendo: “Hoje faz catorze dias que vocês têm estado em vigília constante, sem nada comer.

9. Paulo praticava jejum. 2Co.6:5

10. Paulo instrui como deveria ser o jejum entre o casal. 1 Co.7:5

Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. 

4. Como pode ser feito o jejum?

  1. Abstinência somente de comida. 2Sm.12:17

Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer.

2. Abstinência de comida e água. Et.4:16

“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites.

3. Jejum parcial – onde se come apenas o indispensável. Dn.1:16

Assim o encarregado tirou a comida especial e o vinho que haviam sido designados e em lugar disso lhes dava vegetais.

Dn.10:3

Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma essência aromática, até se passarem as três semanas.

4. Abstinência de relacionamento sexual entre o casal. Ex.19:15

Disse ele então ao povo: “Preparem-se para o terceiro dia, e até lá não se acheguem a mulher”.

5. Categorias de jejum

2Co.10:4

As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruição das fortalezas.

  1. Jejum pessoal – Jesus ensina sobre ele em Mt.6:16-18
  2. Jejum coletivo – o objetivo é unir o povo de Deus em um só propósito. Jl.1:14

Santifiquem um jejum; convoquem um ajuntamento sagrado. Reúnam as autoridades e todos os habitantes do país no templo do SENHOR, o seu Deus, e clamem ao SENHOR.

Em At.13:2 toda igreja jejuava.

3. Jejum proclamado – provoca a manifestação da presença de Deus. É a oração de concordância. 2Cr.20:3

Temeu Jeosafá, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá.

O povo se uniu em jejum para vencer a guerra.

6. Princípios de Deus para o jejum

  1. – Jejum que não agrada a Deus

Is.58:3-5

Dizem: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas 

almas, e tu não o sabes? Contudo, no dia do seu jejum vocês fazem o que é do agrado de vocês, e exploram os seus empregados. Seu jejum termina em discussão e rixa, e em brigas de socos brutais. Vocês não podem jejuar como fazem hoje e esperar que a sua voz seja ouvida no alto. Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao SENHOR?

Mt.6:16a

“Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando.

1 Co.7:5

Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio. 

Se seu cônjuge não permitir que o jejum seja com abstinência sexual, não o faça, pois será voto de tolo.

2 – Jejum que agrada a Deus

Is.58:8

Não é este o jejum que escolhi: Que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo, e que deixes livres os quebrantados, e despedaces todo jugo?

O jugo é despedaçado pela unção (Is.10:27). Quando você jejua você receberá grande unção para libertar os escravos espirituais, para ganhar vidas para Cristo! (At.10:38).

3 – A Recompensa do Jejum

Is.58:8-11

Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do SENHOR estará na sua retaguarda. Aí sim, você clamará ao SENHOR, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. “Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia. O SENHOR o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.

O jejum deve ser um modo de vida. Está associado a uma vida de oração. Quem se separa das coisas para estar com Deus o poder do Espírito se manifestará nele.

7. Como jejuar

A maneira de iniciar e conduzir o seu jejum determinará em grande parte o seu sucesso.

1º Passo: Defina qual o propósito do jejum.

Por que você jejuará? Por renovo espiritual, por direção, cura, solução de problemas, unção e poder para batalha espiritual e expulsar demônios, para vencer a tentação ou um pecado que tem te amarrado? 

2º Passo: proclame o jejum ao Senhor.

Faça seu voto. Ore consagrando o jejum. Ao iniciar o tempo de jejum, ore sobre o tipo de jejum que vai adotar. Antes de jejuar decida e ore sobre:

  1. Duração do seu jejum; quantas horas, dias, semanas?
  2. Que tipo de jejum irá fazer; total (de comida e água – recomendável para poucas horas), abstinência só de comida (ideal para longas horas – tomando apenas água), parcial (tomando apenas sucos ou comendo apenas frutas ou legumes – ideal para dias ou semanas de jejum).
  3. Que atividades físicas ou sociais você irá restringir; se está jejuando longas horas, dias ou semanas, evite grandes esforços físicos. A restrição social é para dedicar-se somente a ouvir a voz de Deus.
  4. Quanto tempo você, durante o jejum, dedicará à oração e a meditação da palavra de Deus e a oração em línguas.
  5. Orar sobre isso te ajudará a sustentar o jejum quando vier as tentações para você quebrar o jejum. Lembre-se: esteja sensível a voz do Espírito de Deus, Ele poderá te direcionar a estender o jejum.
  6. Comece orando e consagrando o jejum um dia antes, após a última refeição.

OBS: 

  1. Jejum é o culto onde você se apresenta em sacrifício vivo (Rm.12:1), jejuar a noite e entregar o jejum na hora do café da manhã, ou seja, jejuar enquanto dormi não é jejum.
  2. Há pessoas que depois que tomam café e almoçam querem fazer jejum somente na parte da tarde. Jejum de barriga cheia não é sacrifício algum. O jejum, sendo de poucas horas, deve começar pela manhã, orando logo após a última refeição do dia anterior.

3º Passo: prepare-se espiritualmente.

  1. Pecados não confessados impedem nossas orações. Confesse todos os pecados que o Espírito Santo trouxer a sua mente. (Jo.9:31 / 1Jo.1:9).
  2. Peça perdão aos que você ofendeu e perdoe. Faça restituição ou reparação do dano feito à medida que o Espírito Santo te direcionar.

Mc.11:25

E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados.

3. Creia, resista a natureza carnal e não subestime a oposição de satanás. (Hb.11:6 / Gl.5:16,17 / Tg.4:7).

4. Adore ao Senhor. Cl.3:16

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.

4º Passo: prepare-se fisicamente.

  1. Grávidas e pessoas que tem alguma enfermidade crônica ou tomam alguma medicação precisam ficar atentos a sua condição de saúde. Se necessário for, consulte seu médico. 
  2. Se for jejuar longas horas, dias ou semanas, reduza a alimentação aos poucos, antes de entrar no jejum. Evite alimentos de alto teor de gordura e açúcar. Você pode comer frutas e verduras antes de começar um jejum de dias ou semanas, para que seu corpo não seja prejudicado pela mudança brusca na rotina de alimentação.
  3. Limite exercícios físicos durante o jejum; caminhadas durante o dia podem ajudar.
  4. Descanse ao máximo que puder;
  5. Jejum que duram dias, poderão causar inicialmente impaciência, irritação, ansiedade, tonturas, dores causadas pela fome, sonolência. Os primeiros dois a três dias são os mais difíceis. Depois seu organismo se adapta.
  6. Se adotar o jejum de comidas sólidas, você continuará bebendo água e sucos ou caldos de legumes. Evite sucos ácidos e bebidas com cafeína. Procure sucos de frutas naturais. Isso ajuda contras as “dores de fome”. 
  7. Se adotar o jejum parcial, comendo só o essencial, faça refeições leves ao amanhecer e/ou anoitecer. (frutas, legumes, saladas).
  8. Evite chicletes e pastilhas de menta, mesmo que esteja com mal hálito.
  9. Evite chás e outras medicações. Se você já faz uso contínuo de algum remédio, suspenda apenas com orientação médica.

5º Passo: faça uma programação com Deus.

  1. Durante o jejum ore, medite na palavra, adore, cante louvores a Deus, ore em línguas.
  2. Se outras pessoas estiverem jejuando junto com você, encontrem-se para orar.

6º Terminando o jejum: termine o jejum orando, entregando seu clamor nas mãos de Deus.

Se adotar um jejum prolongado de dias ou semanas:

  1. Comece a comer gradualmente. Não coma comidas sólidas imediatamente após o jejum.
  2. Tente fazer pequenos lanches durante o dia. Reintroduzir subitamente alimentos sólidos no estomago poderá ter consequências negativas. 
  3. Coma comidas leves e vá voltando ao normal aos poucos.

7º Passo: espere os resultados e ministre aos outros.

Você estará após o jejum mais sensível ao mundo espiritual, recebeu muito de Deus, agora evangelize, cure os enfermos, deixe Deus te usar. (At.10:38)

Mc.11:24

Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.

8. Conclusão

Um jejum não é uma espécie de “cura tudo” espiritual. Precisamos diariamente sermos cheios do Espírito Santo. Logo, precisaremos ter o jejum como estilo de vida. Jejuar pelo menos uma vez por semana pode ser muito recompensador. 

Vamos fazer o jejum da vitória?

Fonte/Autor: Seminário Mergulhando em Águas Profundas

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.