
04/08/2024
Quem é o autor do Salmo 91
O Salmo 91 não tem título, e não temos meios de atestar com certeza o nome de seu autor, nem a data em que se escreveu.
Os doutores judeus consideram que, quando o nome do autor não aparece, podemos atribuir o Salmo ao último autor mencionado, e, neste caso, este é outro Salmo de Moisés, o homem de Deus.
Muitas expressões aqui usadas são similares às de Moisés em Deuteronômio, e a evidência interna, a partir das expressões peculiares, indica que ele pode ser o autor.
Sobre o que é o Salmo 91?
O Salmo 90 trata das dificuldades da vida, enquanto a ênfase do Salmo 91 é sobre os perigos da vida. O autor anônimo adverte sobre armadilhas ocultas, pragas mortais, terrores durante a noite e flechas durante o dia, tropeçar em pedras e enfrentar leões e cobras!
Porém, diante de ataques terroristas, de franco atiradores, de motoristas imprudentes, de doenças novas e exóticas e da venda irrestrita de armas, a situação de nossos dias pode ser tão perigosa quanto a que vemos descrita neste salmo.
Os santos que permanecem em Cristo (Salmo 91: 1, 9) não podem evitar deparar-se com perigos desconhecidos, mas podem escapar de suas terríveis consequências.
Moisés, Davi, Paulo e inúmeros outros servos de Deus enfrentaram situações muito arriscadas enquanto faziam a vontade de Deus, e o Senhor sempre os livrou. Porém, Hebreus 11: 36 adverte que “outros” foram torturados e martirizados; no entanto, sua fé era igualmente verdadeira.
Mas, em termos gerais, caminhar com o Senhor ajuda a discernir e a evitar problemas, e é melhor sofrer dentro da vontade de Deus do que enfrentar as dificuldades decorrentes da desobediência ao Senhor. O salmista descreve os elementos que fazem parte de uma vida de fé e vitória.
Contexto Israelita
Primeiro, podemos nos lembrar das alianças de Deus com Israel, nas quais Deus promete abundância à medida que a nação for fiel. À medida que os ouvintes deste salmo se entregassem a Deus, Ele daria sucesso em seu propósito de habitar a terra prometida e ser o farol de Deus para as nações.
Como confiavam, nenhuma pestilência impediria o exército israelita de derrotar seus inimigos e de se tornar a nação prometida por Deus.
Considere Êxodo 19:4-6 que contém imagens semelhantes ao Salmo 91 da asa protetora de Deus:
“Vocês mesmos viram o que eu fiz aos egípcios, e como eu os carreguei sobre asas de águias e os trouxe para mim. Agora, portanto, se realmente obedecerem à minha voz e guardarem minha aliança, vocês serão minha propriedade preciosa entre todos povos, porque toda a terra é minha; e vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”.
O salmo não promete, então, que nenhum israelita jamais ficaria doente. Deus prometeu que nenhuma peste os impediria de ser a nação que Ele predisse que eles se tornariam. E aqueles que adoeceriam e passariam desta vida não estão excluídos das promessas de Deus para Israel que se cumprirão no final desta era.
Qual é a mensagem do Salmo 91?
No contexto israelita deste salmo, foi feita uma promessa a uma nova nação de que nenhum propósito de Deus poderia ser frustrado. Em nossos tempos, Deus prometeu ao crente que Ele preparou boas obras para nós fazermos (Efésios 2:10).
Nenhuma praga pode ficar entre nós e Seus planos. Para o crente, ser capaz de glorificar a Deus com nossas vidas é a maior esperança e sonho para esta vida. Ser capaz de cumprir Sua vontade para nós não pode ser interrompido ou cancelado.
Ouça a mensagem de Deus para você de que sua vida está sob o abrigo e a sombra de Suas asas. Ele é a fortaleza de sua vida, entregando-lhe força espiritual agora e certa força corporal também na eternidade. Neste dia, nenhuma flecha do mal ou da doença pode tocar o significado e propósito que Deus está tirando de sua vida.
Faça do Senhor seu refúgio, e nada poderá afetá-lo ou infectá-lo que diminuirá os propósitos de Deus para você.
O salmo termina com o que os comentaristas chamam de oráculo divino. Deus está falando ao Seu povo. E Ele promete que aqueles que O invocam serão atendidos. Para aqueles que se apegam a Ele serão libertos; que aqueles que confiam nEle por quem Ele é estarão protegidos.
Fonte/Autor: BP